O trabalho é a carne da vida – porém o prazer é a sobremesa. (B. C. Forbes)
Ao longo dos últimos 2 anos, já abordamos diversos aspectos da alimentação e do estilo de vida low-carb no Senhor Tanquinho.
Falamos sobre nossos exercícios favoritos, sobre reduzir carboidratos para emagrecer, e sobre como comer comida de verdade pode ser bom para você.
Adicionalmente, fomos ajustando nosso conteúdo para que ele pudesse cada vez mais resolver as principais dificuldades das pessoas – e isso incluiu desde trazer uma receita especial para um jantar a dois até uma coletânea completa de receitas de café da manhã para emagrecer feliz.
Porém, um dos assuntos que não tínhamos conseguido abordar completamente até o momento era justamente uma das maiores dificuldades de quem começa uma dieta: a sobremesa.
E claro que nós mesmos passamos por vontades de doces e fazemos de tudo para poder consumir doces sem culpa ocasionalmente, ou então poder comer montes de chocolates, uma vez por ano.
Relacionado: 3 Dicas Para Lidar Com A Vontade De Doces Na Low-Carb
Mas isso ainda não era o bastante.
Porque consumir doces desse jeito ainda seria uma “fuga da dieta”.
E, na verdade, o que estava faltando era justamente uma maneira de consumir doces sem sair da dieta.
Por isso, achamos muito adequado o fato de termos encontrado a solução com uma fantástica receita de bolo de coco gelado – e especialmente adequado porque ele funciona como o bolo de aniversário de 2 anos do site.
E é para celebrar esses 2 anos de história, ao longo dos quais tivemos a felicidade de ajudar a mudar a vida de tantas pessoas, que estamos preparando uma série especial de 51+ receitas de sobremesas Low-Carb.
E, antes de mais nada, achamos importante ressaltar que muitas dessas receitas utilizam suplementos alimentares.
E já vamos te dizer por quê.
Conteúdo do post:
Por Que Fazer Receitas de Sobremesas Low-Carb Com Suplementos
Pode parecer estranho, à primeira vista, utilizar suplementos alimentares como ingredientes de receitas de sobremesas low-carb.
Afinal de contas, muitos dos suplementos disponíveis no mercado não são apenas pouco úteis para a maior parte das pessoas e seus objetivos: muitas vezes, o uso incorreto deles pode até mesmo prejudicar a obtenção desses resultados.
(O que estamos querendo dizer é que existem muitos suplementos feitos para atletas de elite, mas que não auxiliam leitores/atletas amadores a atingirem o que desejam.
Um exemplo simples que ilustra bem esse ponto é o fato de existirem diversos suplementos que possuem como objetivo repor rapidamente os estoques de glicogênio que são utilizados durante a prática de exercício – suplementos como a maltodextrina, por exemplo.
E utilizar esse tipo de suplemento pode ser ótimo para atletas profissionais que treinam 2 vezes por dia!
Entretanto, para a maior parte das pessoas que efetivamente vai a lojas de suplementos adquiri-los, a última coisa que elas precisam é de mais carboidratos refinados!)
E é justamente por causa da falta de informação adequada a respeito dos suplementos alimentares que muitas pessoas têm ressalvas a respeito deles.
Todavia, assim como no caso das frutas, a solução não é deixar de consumi-las para todo o sempre – isso seria como jogar fora o bebê junto com a água do banho.
Em vez disso, defendemos uma solução que passa por dois pontos.
O primeiro é sempre buscar mais informação e conhecimento baseado em evidências científicas, de modo que você saiba exatamente o que é cada suplemento, e o que está adquirindo.
E o segundo é que compre apenas em lojas confiáveis e de reputação estabelecida – aquelas que trabalham apenas com as melhores marcas, de modo a garantir que você não esteja “pagando por whey e consumindo farinha”.
Quem Pode Fazer As Receitas Low-Carb Com Suplementos
Basicamente, podemos dizer que as receitas de sobremesas com suplementos são para todos.
Isso porque são elaboradas com ingredientes adequados a uma dieta low-carb, sem qualquer tipo de adição de açúcar ou farinha de trigo.
Porém, conseguimos definir dois públicos que podem se beneficiar delas em especial – e se você lê nosso site, provavelmente se encontrará em um deles.
O primeiro deles são aquelas pessoas que seguem um estilo de vida low-carb e ao mesmo tempo querem poder usufruir de opções mais saborosas – dentre elas, inclusive opções de doces.
E soma-se ao sabor doce o fato de as sobremesas manterem seu padrão low-carb.
Isto é: você pode comê-las sem culpa e ainda se sentir saciado por muito tempo – isso porque (seguindo o conceito LCHF) elas são ricas em proteínas e gorduras, que são nutrientes que promovem maior saciedade.
E, mesmo que você seja praticante da dieta Paleo e fique com o “pé atrás” a ver qualquer coisa sobre suplementos, pode ficar tranquilo.
Pois diversos praticantes e pesquisadores do assunto aprovam o uso de whey protein na alimentação.
O próprio Mark Sisson (idealizador da dieta Primal), por exemplo, reconhece que o uso de whey protein (e de mais alguns suplementos) pode ser adequado a uma alimentação que possua as vantagens da dieta dos nossos ancestrais.
Relacionado: Os 4 Melhores Suplementos Paleo (Aprovados pelo Mark Sisson)
E o Dr. José Carlos Souto, do site Dieta Low-Carb e Paleolítica, admite que “Esta é a sua sobremesa preferida, pelo sabor e facilidade” – mesmo que o whey não seja encontrado na natureza, e nem consumido pelo homem paleolítico.
Já o segundo grupo de pessoas é composto por quem deseja maior hipertrofia muscular – e que, ao mesmo tempo, se importam com sua saúde e querem ter uma alimentação saudável.
Essas pessoas, que podem seguir uma alimentação estilo low-carb por uma parte do tempo (porém não necessariamente o tempo todo), costumam gostar de comer alimentos saborosos e também apreciam o sabor doce.
E, ao mesmo tempo, não desejam ficar restritas a sobremesas que sejam verdadeiras “bombas” de açúcar e farinha, e sim alimentos ricos em boas fontes de gorduras e proteínas de qualidade.
Relacionado: 5 Motivos pelos quais Você Pode Precisar de Mais Proteína
(Por outro lado, se você não se viu em nenhum dos grupos acima, deixe um comentário ao final do texto e nos conte por que se interessou pelas receitas de sobremesas low-carb com suplementos.)
Tendo dito tudo isso, vamos ao nosso momento preferido do texto: a receita do bolo de coco gelado LCHF – uma deliciosa e inesquecível sobremesa com whey protein.
Receita do Bolo de Coco Gelado LCHF
Tempo de preparo: 30 minutos
Tempo de espera: 3h30 minutos
Macronutrientes (do Bolo Inteiro):
- Carboidratos líquidos: 44 g (9.9% do total de calorias ingeridas)
- Proteínas: 100 g (22.5% do total de calorias ingeridas)
- Gorduras: 134 g (67.6% do total de calorias ingeridas)
- Total de calorias: cerca de 1780 kcal
Ingredientes:
- Bolo:
- 3 ovos
- 100g whey protein sabor baunilha (nós utilizamos o whey da marca HTPro)
- 100 ml de leite de coco
- Suco de 1 laranja
- 1 colher de chá de fermento
- Cobertura:
- 200 ml de leite de coco
- 200 ml de creme de leite
- 50 g de coco ralado sem açúcar
Preparo:
- Bolo:
-
- Separar as claras das gemas;
- Bater as claras até formar clara em neve;
- Adicionar as gemas, o suco de laranja, o whey protein e o leite de coco e continuar batendo até formar uma mistura homogênea;
- Colocar o fermento e bater por mais 40 segundos na menor velocidade da batedeira;
- Despejar a massa numa forma média e untada com manteiga;
- Levar ao forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 30 minutos (ou até que fique dourado);
- Cobertura:
- Misturar o leite de coco e o creme de leite;
- Espalhar a mistura sobre o bolo assado, assim que sair do forno;
- Polvilhar com o coco ralado;
- Levar a geladeira por 3 horas;
- Servir.
Você gostou da receita? Uma alternativa que fica bem saborosa também é polvilhar canela por cima do bolo pronto. Fica a sugestão!
Você pode ver, na receita acima, que a porcentagem de calorias de cada macronutriente é bem adequada a dietas com restrição de carboidratos – inclusive, pode ser consumida até mesmo num contexto de dieta cetogênica.
Para obter as informações de calorias e macronutrientes da receitas, consultamos as seguintes fontes:
#1 – Tabela TACO
A Tabela Brasileira de Composição de Alimentos 4a. edição revisada e ampliada, que é organizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da Unicamp, contém diversos dados a respeito da composição dos alimentos, e pode ser baixada gratuitamente neste link: https://www.google.com/search?q=tabela+taco+unicamp&client=firefox-b-d&biw=1366&bih=683&sxsrf=ALeKk00zld7VLkkwPf63THXFC85c1MZKMA%3A1617979734844&ei=VmlwYK-AM_rI5OUPyKCqCA&oq=tabela+taco+unicamp&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAMyBAgjECcyAggAMgYIABAWEB4yBggAEBYQHjIGCAAQFhAeOgcIIxCwAxAnOgcIABBHELADOgoILhCwAxDIAxBDSgUIOBIBMVDXngFYgK8BYK2xAWgBcAJ4AIAB5QKIAZkLkgEHMC44LjAuMZgBAKABAaoBB2d3cy13aXrIAQzAAQE&sclient=gws-wiz&ved=0ahUKEwivg-WatPHvAhV6JLkGHUiQCgEQ4dUDCA0&uact=5
#2 – Site NutritionData
Este site (http://nutritiondata.self.com/), em inglês, contém diversas informações a respeito dos nutrientes dos alimentos. Utilizamos suas informações quando não foi possível encontrar dados sobre alimentos na tabela TACO ou no rótulo/embalagem dos alimentos.
#3 – Rótulos dos Alimentos
Quando os alimentos ou suplementos vinham em rótulos, levamos em consideração as informações apresentadas.
Claro que você não precisa se preocupar em consultar todas essas fontes e ver as quantidades de carboidratos, proteínas e gorduras de cada alimento, ou do total da receita: nós já fizemos isso para você.
Estamos divulgando as fontes apenas para que você saiba onde pode encontrar informações assim sempre que desejar – e também porque, como sempre, prezamos pela transparência das informações apresentadas.
>>> Relacionado: aproveite para conferir a tabela de quantidade de carboidratos dos principais alimentos (frutas, verduras, legumes, adoçantes e mais).
Tenho whey sem sabor…posso colocar umas gotas de essência de baunilha?
Oi Mercedes!
Pode sim, ótima opção inclusive
Abraços!
Esse bolo posso comer quanto dele?????????
Olha, se você conseguir comer metade dele ainda vai estar super low-carb (cerca de 20g de carboidratos líquidos)… mas duvidamos que consiga: ele sacia muito!
Bom apetite, Camila! ;)
Oi pessoal! Será que se pode substituir o Whey por albumina? Abração!
Olá, Martín!
Obrigado por seu comentário.
Em termos de macronutrientes a substituição é super válida, porém acredito possa haver algum prejuízo em termos de sabor. Mas vai do seu gosto, achamos que vale a tentativa. =)
Forte abraço!