Neste post, vamos falar um pouco sobre água saborizada.
Vamos explicar o que é água saborizada, e também responder dúvidas comuns sobre essa refrescante bebida.
Também vamos apresentar duas das nossas variações preferidas dessa bebida saborosa, e que é bem interessante de incluir em um plano de alimentação low-carb.
Na verdade, a ideia deste post veio das inúmeras vezes que recebermos essas perguntas por email:
- Senhor Tanquinho, água saborizada tira da cetose?
- Senhor Tanquinho, água saborizada tira do jejum?
- Senhor Tanquinho, água com limão e canela é termogênico?
Então, para responder a essas dúvidas e falar sobre nossas duas receitas favoritas, a gente gravou um vídeo de 5 minutinhos sobre o assunto.
Inclusive, se você prefere conteúdo em formato de vídeo, você pode assisti-lo abaixo e aproveitar para se inscrever gratuitamente em nosso canal – basta clicar aqui.
Porém, caso prefira ler, então é só continuar descendo a página, pois transcrevemos o vídeo e o organizamos em forma de texto para você.
Vamos primeiro apresentar as receitas de água saborizada e depois responder às 3 perguntas acima.
Conteúdo do post:
Receitas De Água Saborizada
Para começar, vejam as nossas duas variações favoritas dessa receita.
É claro que você pode usar e abusar da sua criatividade, utilizando diferentes frutas, ervas e temperos, mas aqui a gente vai fazer uma que é com limão, canela e pimenta do reino e a outra que é com limão e gengibre.
Então, vamos lá.
Água saborizada frisante sabor limão, canela e pimenta do reino
Ingredientes:
- 200 ml de água com gás
- ½ limão
- Canela
- Pimenta do reino
- 4 cubos de gelo
Preparo:
- Espremer o meio limão em um copo.
- Adicionar pitadas de canela e de pimenta do reino.
- Colocar as pedras de gelo.
- Completar o copo com água com gás.
- Servir.
Água saborizada sabor limão com gengibre
Ingredientes:
- 200 ml de água
- ½ limão
- Um pedaço de gengibre
- 4 cubos de gelo
Preparo:
- Cortar o limão em rodelas e colocar em um copo.
- Cortar o gengibre em pequenos pedaços e colocar no copo com o limão.
- Adicionar água ao copo até aproximadamente a sua metade.
- Levar o copo à geladeira por no mínimo 2 horas (quanto mais tempo, mais sabor do limão e do gengibre vai ficar na água).
- Retirar da geladeira e adicionar as pedras de gelo.
- Completar o copo com água.
- Servir.
Vale observar que como nessa segunda receita nem o limão e nem o gengibre foram espremidos (eles só ficam em contato com a água)
Nesses casos, onde você apenas faz a infusão das frutas em água, não faz muito sentido usar água com gás.
Afinal, o tempo que leva para a água pegar o sabor das frutas seria suficiente para que ela perdesse praticamente todo o gás.
Relacionado: gosta de receitas? Conheça nosso livro físico “120 Receitas Low Carb De Sucesso” – e aproveite o frete grátis.
Dicas Sobre O Preparo De Sua Água Saborizada
Essas alternativas de água saborizada ficam realmente muito saborosas e refrescantes.
Além de serem ótimas alternativas para aquelas pessoas que têm dificuldade em largar o refrigerante quando iniciam uma dieta low-carb.
Certamente essa substituição ao refrigerante, seja ele diet, zero ou normal, é um dos maiores benefícios da água saborizada.
Além, é claro, de algumas vitaminas e minerais que você vai estar ingerindo – dependendo dos ingredientes que utilizar.
E lembrando que essas aqui são só as nossas variações favoritas, mas você pode fazer com frutas como morango e lima da pérsia e inúmeras outras, de preferência frutas low-carb.
Também sempre pode variar entre água com gás ou sem gás, frutas espremidas ou simplesmente infundidas.
E até usar ervas e temperos como hortelã, alecrim, e manjericão.
Realmente é uma infinidade de sabores que dá para fazer, vai de você usar sua criatividade para descobrir aquele sabor que mais agrada ao seu paladar.
E com essa água com sabor você pode se livrar com mais facilidade do seu vício em refrigerantes e outras bebidas artificiais e prejudiciais.
Água Saborizada, Cetose, Jejum Intermitente E Metabolismo
E agora, conforme prometido, vamos responder as três maiores dúvidas sobre água saborizada que recebemos em nossas mídias sociais e em nosso email.
Relacionado: Conheça o manual definitivo para a saúde e boa forma – clique aqui para conhecer nosso livro mais consagrado.
“Senhor Tanquinho, água com limão tira da cetose?”
Não.
Na verdade, a maioria das águas saborizadas não tiram da cetose.
Se você olha em nossa tabela da quantidade de carboidratos dos alimentos, vai perceber que limão inteiro tem apenas uns 4 gramas de carboidratos.
E, como você pôde ver, no preparo das nossas águas, só utilizamos meio limão num copo e o sabor do limão ficou bem forte.
Ou seja, com 2 ou 3 gramas de carboidrato você não vai sair da cetose, não precisa se preocupar.
Porém, se você espremer uma grande quantidade de uma fruta rica em carboidratos na sua água, aí pode haver algum motivo para se preocupar com sua cetose.
Então vamos à segunda pergunta:
“Senhor Tanquinho, água com limão interrompe o jejum?”
De maneira resumida: não.
Em primeiro lugar, é importante que você entenda que o jejum não é uma chave de liga e desliga.
Não é porque você ingeriu uma quantidade mínima de carboidratos ou calorias que você quebrou esse estado e vai deixar de colher os benefícios do JI.
(Inclusive falamos mais sobre isso em nosso texto sobre os protocolos e modalidades de jejum intermitente.)
Existem até mesmo alguns protocolos de jejum que dizem que você pode consumir até cerca de 40 a 50 calorias ao longo de sua janela de jejum.
Sem que isso traga qualquer tipo de problema ou mitigação dos benefícios fisiológicos do jejum intermitente.
Ainda há quem fale que uma ingestão de até 500 kcal por dia não vai fazer com que seu corpo saia totalmente do estado em jejum.
Porém, mais pesquisas são necessárias aqui para que possamos afirmar isso.
Falamos mais sobre os diferentes tipos de jejuns, e sobre o que quebra o jejum, neste texto completo.
O que queremos mostrar é apenas que você não precisa ficar obcecado com algumas poucas calorias ou com pouquíssimos gramas de carboidratos tomados durante seu jejum.
Ou seja, pode se sentir à vontade para tomar água saborizada no seu café da manhã mesmo se você não quiser quebrar seu jejum nesse momento.
Relacionado: saiba quais são as bebidas permitidas e as proibidas em um jejum bem feito.
Vamos à última pergunta comum:
“Senhor Tanquinho, você escolheu limão, canela e pimenta do reino porque são alimentos altamente termogênicos?”
Não!
Na verdade, a gente escolheu esses três ingredientes porque a gente gosta do sabor – e achamos que a combinação deles fica muito boa.
Mas, apesar deles serem considerados termogênicos por muita gente, e até terem um certo efeito de aumento de metabolismo, esse efeito é muito pequeno.
E com certeza esse efeito por si só não seria responsável por um emagrecimento acelerado.
Então, se você não gosta desses ingredientes, não precisa consumir: eles não vão ser os maiores responsáveis por você perder peso mais rapidamente.
Resumindo: limão, canela e pimenta até são considerados levemente termogênicos. Mas o que vai realmente trazer bons resultados no longo prazo vai ser uma alimentação correta. Isto é, não adianta tomar um limão por dia enquanto se come um monte de porcaria o restante do tempo.
Conclusão E Palavras Finais
Antes de finalizar o texto, a gente gostaria de lembrar que temos um outro post inteiramente dedicado às coisas que tiram ou não tiram da cetose.
Além disso, também gravamos um vídeo respondendo dúvidas sobre jejum intermitente ao vivo.
E nele falamos inclusive sobre essa questão da água com limão.
Esperamos que você tenha gostado desse novo formato de texto em que a gente apresenta uma receita rápida e responde a algumas perguntas de maneira rápida também.
Se você gostou, conte a sua opinião aqui nos comentários embaixo do post.
E se você quiser ter acesso a essa informação toda semana, antes de todo mundo, basta se inscrever em nossa lista VIP de emails na caixa abaixo.
Porque é lá que avisamos a nossa chamada “Família Senhor Tanquinho” sobre as mais recentes novidades.
Até um próximo post!
Forte abraço,
– Guilherme E Roney, do Senhor Tanquinho.
Boa tarde! Tenho acompanhado onsite ha algum tempo, e recentemente comecei o jejum 16/8, e estou querendo passar para uma dieta low carb, para potencializar meus ganhos…. mas minha rotina é bem corrida, e acabo fazendo academia/corrida de manhã…. então pensei duas possibilidades de reencaixar meu jejum, mas fico em duvida…. se a)como logo de manhãzinha, as 6:00, e sigo o dia normal, com a janela de alimentação até as 14, ou b) treino em jejum, logo cedo, começando a alimentação ao meio dia e seguindo até as 20…..
Ha alguma restrição em relacao ao treino em jejum e o periodo pos treino em jejum tambem?
ADOREI
Como sempre os vídeos de vocês são ótimos e fácies de entender. Parabéns.
Sheila
Amei, maravilhoso!!
Olá!
Gostei muito deste post e de todos os outros que já li porque quero iniciar a low-carb, então ando a pesquisar muita coisa na internet e este site foi o que mais gostei pois explica muito bem e sinto me pronta para iniciar amanhã!
Faz um ano que iniciei a dukan e emagreci 15 kg em seis meses e engordei 5 nos outros seis porque ficou complicado fazer a fase da consolidação porque nunca atingi o peso que tinha em mente.
Mas agora sinto me preparada para assumir este compromisso de comer comida de verdade para o resto da vida e chegar ao peso com o qual me sinto bem! Obrigada, Sónia (de Portugal)